Do início ao fim da jornada, caminhar é descobrir um mundo de possibilidades.
Por mais bem preparado que você esteja para peregrinar durante vários dias o Caminho de Santiago de Compostela, você nunca estará preparado o suficiente e, ao mesmo tempo, você já está preparado desde o dia que decidiu ir! Como assim? Ok, eu lhe explico!
Durante os meus 13 dias de peregrinação pelo Caminho Português de Santiago de Compostela conheci todos os tipos de pessoas: desde os que treinaram alguns meses com sua mochila e botas até os que, diante de uma crise de estresse, compraram uma passagem aérea e decidiram caminhar. Eu, por exemplo, treinei alguns meses e mesmo assim tive inúmeras bolhas e dores nos joelhos enquanto conheci pessoas que quase nenhuma dor tiveram.
O interessante disso tudo é que a cada novo dia você acorda 100% renovado, independente das dores, de como tenha sido a noite de sono ou de quantos quilômetros caminhou no dia anterior. Assim como na vida, o raiar do sol no início de um novo dia no Caminho é como uma inspiração que enche os pulmões de ar deixando-os prontos para enfrentar o que virá durante o dia que se inicia. Não tenho como deixar de mencionar o quanto somos fortes mentalmente e que, se acreditamos ser possível, praticamente nada nos impedirá de continuar caminhando.
“Una vez peregrino, para siempre peregrino!”
A superação é diária no Caminho de Santiago, assim como a presença requerida. Se você se vê pensando no próximo dia sem ter terminado o dia corrente, se vê obrigado a parar de pensar! Você percebe o quanto é importante focar em completar um dia de cada vez, um desafio de cada vez e inevitavelmente percebe ao final de cada dia, o quanto se superou!
É impossível peregrinar sem fazer comparações constantes com o dia a dia na vida fora do Caminho, e viver em presença pode realmente nos ajudar a superar desafios! O convite aqui é: torne-se um peregrino! “Una vez peregrino, para siempre peregrino”!.
Você vai postar muito conteúdo atraente. Por isso é importante manter seu blog organizado em categorias que permitam que os visitantes explorem mais os assuntos de seu interesse.
Sabrina Amaral Pamplona
Comments